
A Psicopedagogia:
A Psicopedagogia é uma área de atuação transdisciplinar, que relaciona teorias da Pedagogia e da Psicologia. Auxilia nos processos de aprendizagem, na construção do conhecimento, na defasagem escolar, estimulação cognitiva e em áreas de interesse e motivação.
Dentro do atendimento clínico, pode ser realizada uma Avaliação Psicopedagógica, que consiste na investigação da fonte de dificuldade do aprendente, podendo identificar dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento (como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, entre outros).
Em seguida, pode ser realizada a intervenção, com o intuito de auxiliar neste processo de aprendizagem – com orientação de pais e de escola.
Avaliação Neuropsicológica:
A Avaliação Neuropsicológica consiste na investigação das funções cognitivas – como atenção, percepção, cognição social e áreas de memória, linguagem e raciocínio – e em suas possíveis alterações.
Avalia hipóteses diagnósticas de transtornos do neurodesenvolvimento – como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, dificuldades de aprendizagem, como a Dislexia, entre outros – e quadros psiquiátricos.
A Avaliação Neuropsicológica contribui para com o trabalho de diversas áreas especialidades, como a Neurologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Psiquiatria, entre outras.
O que é a Psicomotricidade?
A Psicomotricidade, segundo a Associação Brasileira responsável, é a concepção de movimento organizado e integrado, de acordo com as experiências vividas pelo indivíduo, decorrentes de sua idade. Ela estabelece conexão entre três categorias cruciais da vida de cada sujeito, sendo elas o emocional, o físico e o cognitivo.
Levando em conta o corpo, o movimento e os aspectos subjetivos de cada paciente, ela pode abordar a Estimulação Sensorial/Motora em bebês (inclusive prematuros), a Educação Psicomotora (com ação pedagógica realizada em ambiente escolar), a Reeducação (ação terapêutica que visa resgatar aspectos psicomotores) ou a Reabilitação Psicomotora (intervenção terapêutica, a partir de um diagnóstico).
“A Psicomotricidade visa privilegiar a qualidade da relação afetiva, a mediatização, a disponibilidade tônica, a segurança gravitacional e o controle postural, a noção do corpo, sua lateralização e direcionalidade e a planificação práxica, enquanto componentes essenciais e globais da aprendizagem e do seu ato mental concomitante. Nela o corpo e a motricidade são abordados como unidade e totalidade do ser” (Vítor da Fonseca).
Assim, na clínica, a Psicomotricidade também engloba avaliação e intervenção, mediante orientação de pais e escola.
Orientação Vocacional
A Orientação Vocacional visa identificar características e preferências dominantes de uma pessoa, que possam se relacionar a uma aptidão em determinadas áreas de trabalho.
Realizada através de testes, entrevistas e questionários, auxilia adolescentes que estão finalizando o Ensino Médio e se encontram em momento de escolha de profissão, ou, até mesmo, adultos que não estão satisfeitos com suas atuais profissões e desejam escolher uma nova carreira.
Além da visão profissional, a Orientação Vocacional pode ser também um momento de autoconhecimento para o indivíduo.
Coaching
O Coaching pode ser entendido como um método vinculado à realização de objetivos e à tomada de decisões, que se dá através da utilização de diversas ferramentas e conhecimentos de múltiplas áreas – como gestão de pessoas, linguagem ericksoniana, administração e recursos humanos. Tais objetivos podem estar relacionados a qualquer contexto do indivíduo, seja ele pessoal, profissional, financeiro, familiar, entre outros.
O processo se dá através da relação entre Coach (profissional, instrutor) e Coachee (cliente). De início, é realizada a identificação do Estado Atual do cliente – ou seja, quais são os resultados atuais e como a sua vida se encontra –, seguido do estabelecimento do chamado Estado Desejado – os objetivos e metas a serem alcançados são traçados.
A partir deste momento, são realizadas as sessões, que são pré-estabelecidas entre ambos. Podem ser individuais ou em grupo, com duração de 01 à 02 horas, com frequência semanal, quinzenal ou, até mesmo, mensal.
Independente do contexto escolhido pelo cliente a ser trabalho, o Coaching também gera um aumento da autoconfiança e a quebra de crenças limitantes, além de ser um grande momento para o autoconhecimento e fortalecimento de potenciais individuais.
“Coaching é uma relação de parceria que revela ou liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seus índices de desempenho. É ajudá-las a aprender em vez de ensinar algo a elas” (Timothy Gallwey).